sábado, 15 de setembro de 2012

Serra do Rio do Rastro - 07/09/2012

[Antes de 2008] Venda a sua moto. A moto é perigosa. Os motoristas não respeitam os motociclistas. As motos são caras... é um dinheiro investido para ficar, na maior parte do tempo, parado na sua garagem. Venda a sua moto, aplique o dinheiro e não corra mais riscos. Sua família agradece! Definitivamente, venda a sua moto!

[Dia 07/09/2012 - Feriado da Independência do Brasil] O despertador toca em pleno feriado nacional. São 5h da manhã e ainda é noite escura  em Porto Alegre, no Sul do Brasil. Não tenho dificuldades em pular da cama, pois de fato esse era o planejado. Em menos de 20 minutos, um copo de leite frio, 3 bananas, calça e blusa thermo skin, calça e jaqueta de cordura, botas, luvas, capacete e a mala de garupa. As 5h40min já estou no posto abastecendo e calibrando a motoca. Sigo o rito de revisão, ansioso, prestes a cumprir com o sonho de rodar na primeira das 10 melhores estradas do mundo para se pilotar de moto (segundo a minha "The Bucket List"). Enquanto forro o estômago com um pão de queijo, chega os dois parceiros dessa jornada (@duduzaohd e @mpropp). Às 6h em ponto, partimos.

Acessamos a BR290, conhecida como Freeway, e rumamos pro norte. Acompanhamos a bola avermelhada nascendo, o cheiro de orvalho matinal, o céu de vanilla e sentimos o vento. Mais ao norte, porém, o cenário não foi tão acolhedor. Na BR101, passando a fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o tempo se fechou num cinza arrochado e nos recebeu com um véu de bruma devidamente condensado. Foi preciso posicionar a cabeça no fluxo de ar gerado pela bolha (pára-brisa da moto) e deixar que ela fizésse o trabalho de limpar a viseira do capacete para voltar a enxergar o caminho e foi assim a cada 5 segundos até o odômetro cravar os 200km rodados - hora de parar para abastecer e esticar o esqueleto!

Seguindo em frente, acessamos a SC-445, SC-446 e finalmente a SC-438. A escolha do caminho simplesmente foi essa... não perguntem o motivo. Foi então, lá pelas 11h da manhã, que ela começou a mostrar suas curvas. Belas curvas, aliás! O batetor reportou: "As curvas nem começaram. Essas são só um aperitivo... o banquete está logo ali"...

Ela foi se revelando em placas... avisando do gelo na pista, das curvas sinuosas, da velocidade máxima, da iluminação e do uso de freio a motor.

Realizadas as preliminares, ela se apresentou semi nua - pouca sombra - cheia de curvas. Muitas curvas! Gostosa demais! Passamos pelas 284 curvas em 23km. No seu clímax, ela ficou ainda mais exigente e em 9Km apresentou suas 156 curvas mais iradas... nos agarramos naquela pele de concreto abrasiva para facilitar a íngreme subida.

Como era de se prever, alguns carros ficaram pelo caminho por pane mecânica (é comum superaquecer o motor  ou perder os freios). Outros, porque perderam o controle nas curvas e beijaram o rochedo... poderia ter sido pior... antes o rochedo do que o precipício.

Nós seguimos em frente e atingimos o topo.Paramos no mirante, descansamos e curtímos o visual que não se apagará da memória.

Uma hora depois, retornamos pela sinuosa. No sentido contrário, em descida, fomos "devagarito no más"  e a cada curva, o pescoço se esticava pra olhar aquela bela serra coberta pela mata Atlãntica.

[Meados de 2008] Comprei uma moto. Mesmo me borrando de medo, tive que comprar. Me incomodava o fato de não entender essa paixão dos motociclistas. Pensei: "Esses caras não são loucos! Tem algo interessante aí..."  No primeiro passeio senti na pele o preconceito que os motoristas de veículos maiores tem em relação aos motociclistas.

Mas ao me afastar destes motoristas, pude explorar um olhar diferente do horizonte e sentir o ventão na cara. Uma sensação ímpar. Como pude viver sem isso, pensei.

[Dia 07/09/2012 - Feriado da Independência do Brasil] De volta a Porto Alegre, após 800km rodados em aproximadamente 12 horas (meio Iron Butt), me despedi dos companheiros dessa jornada. Dava pra notar a satisfação deles em seus capacetes... Ao chegar em casa, estacionei a moto na garagem e voltei a pensar: "Como pude viver sem isso".

Definitvamente, compre uma moto!

Serra do Rio do Rastro, SC:

Vídeo CLIMB ATTACK BRASIL -  Rhys Millen Drifting Serra do Rio do Rastro.
Carro: Hyundai Genesis
Piloto: Rhys Millen
Tempo da subida: 7min 17s 898.
156 curvas ao longo de 9,5 km.

1. Baita motocada, gurizada. Ao contrário do que pensa a minha médica, a moto poderia ser prescrita como tratamento. Pilotar é terapêutico. Abraços!